terça-feira, 22 de abril de 2014

Símbolos e Significados: A estrela de Davi


Também conhecida como "Escudo de Davi", a Estrela de Davi é um símbolo de caráter fortemente religioso e que se faz presente em várias manifestações religiosas e culturais, maioritariamente usado por crentes no judaísmo. A estrela, também conhecida por alguns como "Selo de Salomão", recebe este título em memória ao filho de Davi, considerado o rei mais rico e sábio de Israel.


Em hebraico, é conhecida como "Magen David", que significa "Escudo de Davi", sendo um símbolo de realeza, utilizado por vários guerreiros do povo de Israel em seus escudos durante as batalhas. Para estes - o povo judeu e israelitas - é um símbolo de grande valor, já que aparece na bandeira do país; embora não seja adotado por todos os israelitas, uma vez que nem todos seguem o judaísmo. Para alguns, o símbolo representa um estado sionista, o que não corresponde às crenças e ideologias de uma parte do país.


Para historiadores, o símbolo composto de dois triângulos, recebia tal forma devido ao alfabeto hebraico utilizado na época do Rei Davi. O nome "Davi" era constituído por três letras: "Dalet", "Vav" e "Dalet", sendo Dalet uma letra em formato triangular. Desta forma, a Estrela de Davi é formada pela sobreposição de duas das três letras do nome Davi. Outros pensadores relacionam a Estrela com a representação do domínio celestial sobre os quatro ventos e o que está acima e abaixo da Terra.

Para alguns autores os triângulos representam o homem e suas três vertentes: corpo, alma e espírito; e outro, remete para Deus, e seus vértices expressam a Santíssima Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo). A Cabala, por exemplo, indica a Estrela de Davi como o confronto do bem contra o mal, do espiritual contra o físico. Além disso, seus doze lados fazem menção às doze tribos de Israel, podendo representá-las. Durante o holocausto, os nazistas identificavam os judeus que se encontravam no campo de concentração, devido a representação da Estrela de Davi em suas roupas.

Atualmente, a Estrela de Davi também é comumente usada em tatuagens. Por ser um símbolo representativo dos soldados do Exército de Davi, pessoas que fazem esta tatuagem, estão em busca de um amuleto protetor para as batalhas de sua vida, demonstrando coragem para enfrentar com um guerreiro, frente a frente, as dificuldades de sua jornada, afim de alcançar objetivos específicos (seja de caráter profissional, sentimental, emocional, físico ou mesmo, espiritual.

Na Umbanda, cada vértice da Estrela, aparece relacionada a uma Entidade específica. Para os maçons, segundo Nicolas Aslan, a estrela é a representação visual de uma classe de símbolos da maçonaria - relacionados com Deus, a Criação e a Perfeição. No estudo dos Chakras, refere-se ao coração, também conhecido como o "chakra ponte", pois faz a conexão dos chakras primários (1, 2 e 3) com os chakras transcedentais (5, 6 e 7) onde se ancora e expande uma energia de amor incondicional para todo o planeta. A Estrela também faz uma conexão com a Pirâmide de Queóps (a maior e mais antiga de Gizé), pois energicamente há uma estrela de 6 pontas em seu topo.

Se tratando do "outro lado da moeda", algumas pessoas também relacionam a Estrela de Davi ao ocultismo, porém não há provas de tal origem. Há uma certa confusão entre o hexágono, localizado ao centro / interior da Estrela de Davi, com o Pentagrama - uma estrela de cinco pontas que apresenta em seu interior um pentágono com vários significados esotérico e que, quando apontada para cima com duas pontas, tem relação com o Satanismo. De qualquer forma, ela sofre forte representação e é representado como um dos mais poderosos símbolos para feiticeiros, bruxos, magos, em todas as formas de magia, feitiçaria, ocultismo e previsões astrológicas. É utilizada, no sentido mais amplo, como Hexagrama, e serve - basicamente - para conjurar demônios a esta dimensão, para comunicação com os mortos, para descrever o ato sexual ( cada uma das pontas dos triângulos representam as forças ativas e passivas na natureza, e o todo, a união destas ) e, ainda, como representação de deuses como Brahma, Vishnu e Shiva.

Para o Espiritismo, a estrela representa a união do Espiritual com o Material. Há, ainda, um significado bíblico na Estrela de Davi, pois muitos afirmam que ela era um símbolo do próprio Messias, Nosso Senhor Jesus Cristo, quando é citada em uma passagem do Apocalipse ( 22:16 ): 

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para atestar-vos estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã"



Nenhum comentário :

Postar um comentário