sábado, 5 de abril de 2014

Sobre Fascínio e Lobos


No xamanismo qualquer animal é considerado sagrado e todos trazem um significado e valor espiritual específico. São reverenciados e honrados por diversas culturas antigas e por todas as tradições xamânicas do mundo.

O lobo, de modo geral, simboliza sabedoria, cura e inteligência. Ele partilha a sua energia com os demais, é arquétipo do professor, percursor de novas idéias. Ele sai, aprende e volta ao seu clã para ensinar o que aprendeu.

A energia desse animal nos ensina a buscar nossa verdadeira matilha, nosso clã, família ou escolher um(a) companheiro(a) que possa acompanhar esse novo ciclo. Mas também importa, acima de tudo, em isolar-se de forma que possa escutar sua voz interior. Podendo ser um isolamento em algum Lugar de Poder, ou se não for possível esse isolamento, busca pelos ensinamentos sagrados nos quais acredita que a sua voz interior possa vir a manifestar-se com clareza.

Busca sua intuição. Com certeza, se há algum impasse, ao invocar a energia do Lobo como Animal Sagrado, o xamã será impelido a aprender com sua própria sabedoria, ou com a sabedoria ancestral. Aprender a escutar sua própria intuição e voz interior.


“Se você falar com os animais, eles falarão com você.
E assim, vocês conhecerão um ao outro.
Se você não falar com eles, não os conhecerá...
...E aquilo que você não conhece, você teme.
... E aquilo que se teme, se destrói.”
[Anônimo]




No amor, o Lobo quando encontra e escolhe uma parceira geralmente é para o resto da vida, é ligado à família, embora mantenha um caráter individualista e solitário.

No reino animal existem poucos animais tão fascinantes e misteriosos como os lobos. Lendas e estórias de todos os tipos são contadas a seu respeito desde os mais remotos tempos ao redor do mundo. Essas criaturas, na verdade, exercem certa magia sobre nós. 

Muitas pessoas temem esse maravilhoso animal, acham-nos sombrios e tenebrosos e que eles estão ligados a todo tipo de bruxarias e coisas do mal. Outras pessoas são simplesmente apaixonadas por eles, é como se os lobos exercessem certo poder sobre elas, é como se eles atraíssem essas pessoas. Na verdade muito mais do que elas gostariam de ser atraídas... 

O caso é que não sabemos ao certo até que ponto isso é fantasia ou realidade, porém uma coisa é certa: essas criaturas são simplesmente fantásticas independentemente de qualquer estória ou lenda que se conte a respeito delas; seu modo de vida é notável e deveria ser observado mais de perto por alguns de nós; aprenderíamos muito com eles sobre hábitos e valores.


“Prefiro andar pelos vales sombrios junto aos lobos, do que em campos floridos ao lado de falsos cordeiros.
[Felipe Melliary]


Só para que se tenha uma ligeira noção dos hábitos desses fantásticos animais, quando o macho, por exemplo, encontra a fêmea que é de seu interesse acontece uma violenta reação química em seu organismo e tudo muda de forma radical em seu metabolismo durante a época do acasalamento. Hábitos alimentares, modo de se expressar diante de seu grupo, ele bebe menos água que de costume e o mais interessante, ele pára de se cuidar; isso mesmo, pára de se limpar por um tempo, seu cheiro torna-se detestável a todo o grupo inclusive à fêmea de seu interesse, pelo menos no começo... Quando seu instinto hiper apurado lhe diz que a fêmea está pronta ele se aproxima de surpresa e começa, então, todo um ritual de conquista: é o período do acasalamento... A princípio a fêmea não entende o que está havendo nem o porquê daquele mau cheiro às vezes nauseante; ela se irrita muito quando ele tenta se aproximar chegando às vezes a rosnar e até mordê-lo; fica completamente confusa e muito irritada também; em alguns momentos, fica completamente confusa. Na verdade, ela nem se dá conta de que aquele cheiro forte e selvagem está penetrando no mais íntimo de seu ser e mexendo em lugares nunca antes mexidos; ela se sente completamente deslocada, não entende absolutamente nada do que está acontecendo em seu íntimo, aquilo tudo é muito novo e assustador para ela. Mas aí, depois de se debater consigo mesma e com seus sentimentos mais íntimos ela cede completamente a essa doce magia; ela não gostaria de estar tão envolvida assim. “Quem esse macho arrogante pensa que é? Essa criatura mal cheirosa jamais vai se aproximar de mim que sou tão limpinha cheirosinha e delicada...” Mal sabe ela que ele fez de propósito justamente para mexer com ela através desse cheiro tão selvagem que é o cheiro do amor. Mais interessante e peculiar ainda é saber que esse maravilhoso fenômeno acontece sempre bem próximo à lua cheia; não na lua cheia em si, mas bem próximo disso. 




Portanto, você, fêmea, tome muito cuidado se os lobos também exercem fascínio sobre você. É bom se prevenir quando a lua cheia estiver próxima; tranque as portas e janelas, pois se ele a escolher não terá para onde correr; você, com certeza, será caçada por um lobo. Primeiro ele vai olhá-la dentro dos olhos, profundamente. E tudo o que você conseguirá ver no fundo desse olhar será a mais límpida expressão de amor incondicional e lealdade que jamais viu antes. Lealdade, sinceridade, afeto e carinho são sua marca registrada. Eles tratam suas fêmeas como verdadeiras rainhas, põem o mundo a seus pés. Só o cheiro é meio forte no começo, mas depois do acasalamento eles voltam a se cuidar de novo e seu cheirinho fica novamente delicioso... Se você tem um lobo que faz parte de sua vida, cuide bem dele, tá? Tudo o que ele quer é fazê-la uma pessoa melhor e mais feliz... Você jamais será tão amada e respeitada. Nunca mais sua vida será a mesma... 

- Autor desconhecido


2 comentários :