segunda-feira, 7 de julho de 2014

A importância dos obstáculos em nossas vidas



"Um certo grau de oposição é importante para um homem.
As pipas sobem contra e não com o vento."
 (John Neal

O único obstáculo para a águia poder voar com mais rapidez e desenvoltura é o ar. Entretanto, se o ar fosse retirado e, a orgulhosa ave tivesse que voar no vácuo, cairia instantaneamente no solo, impossibilitada de voar. O mesmo elemento que oferece resistência ao voo é simultaneamente a condição de voo.

O principal obstáculo que um barco a motor tem que enfrentar é a água contra a hélice. Entretanto, se não fosse essa resistência, o barco não sairia do lugar.

A mesma lei que sustenta que os obstáculos sejam condições para o sucesso se aplica à vida humana. A vida livre de todos os obstáculos e dificuldades reduziria a zero todas as possibilidades e fontes de energia.

Elimine os problemas e a vida perde a oportunidade de ser melhorada.

Conta-se que há muitos anos, um rei colocou uma pedra bem grande no meio de uma estrada e escondeu-se para ver se alguém tentaria removê-la.

Ricos mercadores e cortesãos passaram pela estrada e simplesmente contornaram a pedra. Muitos reclamaram, culpando o rei pela má conservação da estrada, mas nenhum fez qualquer tentativa para tirar a pedra.

Então veio um camponês com um balaio de verduras. Chegando onde estava a pedra, o camponês pôs o balaio no chão e tentou removê-la para a margem da estrada. Depois de muito esforço conseguiu. Quando foi pegar as verduras o camponês viu uma bolsinha no chão, no lugar de onde tinha removido a pedra. A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma mensagem do rei, dizendo que as moedas pertenciam a quem tivesse removido a pedra do caminho.

O camponês aprendeu então o que muitos jamais entenderam: em cada obstáculo surge uma oportunidade para nós melhorarmos. 

Por isso, quando estiver diante de um problema, faça alguma coisa!

Se não puder passar por cima, passe por baixo, passe através, dê a volta, vá pela direita, vá pela esquerda. Se não puder obter o material certo, vá procurá-lo. Se não puder encontrá-lo, substitua-o. Se não puder substituí-lo, improvise. Se não puder improvisar, inove. Mas acima de tudo, faça alguma coisa!


"O que mais sofremos no mundo: 
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la. 
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la. 
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar. 
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros. 
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo. 
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros. 
Não é a injúria. É o orgulho ferido. 
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres. 
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências. 
Como é fácil de perceber que, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflição que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós mesmos." 
(Totty)


Há dois gêneros de pessoas que nunca chegam a lugar nenhum: as que não querem fazer nada e as que só inventam desculpas. Faça a sua parte!


- Adaptado de:
 Insight: Reflexões para uma vida melhor



Nenhum comentário :

Postar um comentário